Placas de sinalização de segurança

Placas de sinalização de segurança Placa de sinalização de segurança Comprar placa de sinalização de segurança
Estas imagens foram obtidas de bancos de imagens públicas e disponível livremente na internet

PLACAS DE SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA: ENTENDA QUAL O OBJETIVO E SUA IMPORTÂNCIA

A sinalização é um conjunto de símbolos, indicações e cores que criam uma mensagem interpretativa e indicativa e tem como função orientar, proibir, direcionar e indicar a uma ação, local ou equipamento. As placas de sinalização são muito importantes, pois conseguem conduzir as pessoas em um ambiente desconhecido ou quando há uma situação de risco.

Todo local precisa ter equipamentos e placas de sinalização de segurança, com exceção de edifícios unifamiliares, que são habitados por uma única família, mas para os demais locais é obrigatória a sinalização de emergência e segurança.

As placas de sinalização de segurança são obrigatórias para todas as edificações onde há circulação de pessoas, pois também são um item de segurança, além disso, veja abaixo alguns benefícios que essas indicações oferecem ao estabelecimentos:

  • Indicam equipamentos e objetos como itens de incêndio, redes elétricas, escadas e outros;
  • Orientam sobre rotas de fuga, saída de emergência, situações de risco;
  • Sinalização de locais como banheiros, cozinhas, salas de reunião;
  • Proibição de acesso e uso para locais e equipamentos que oferecem risco.

As placas de sinalização de segurança são fundamentais para o funcionamento e circulação em um local, são indispensáveis e além da importância, seu uso também é obrigatório, pois trata-se de um item de segurança para o local e devido a isso existem diversas obrigatoriedade de uso, fabricação e instalação.

NORMA VIGENTE DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA

As exigências para as placas de sinalização de segurança estão prescritas na NBR 13.434/2004 e NBR 3434/2005. Para todo o processo desde a fabricação até a compra e instalação é preciso considerar as especificações que constam na norma, pois existem diversas particularidades a serem cumpridas, veja abaixo alguns pontos:

  • Equipamentos, saída de emergência, portas, escadas, devem ser sinalizados;
  • A instalação da placa deve ser feita com altura superior a 1,80 cm e em local visível;
  • Se houver equipamento instalado em pilares, todas as faces devem ser sinalizadas;
  • As rotas de fuga devem ser devidamente sinalizadas com espaçamento de até 3m;
  • As placas não podem ser obstruídas por nenhum objeto ou equipamento, devem estar sempre visíveis;

A sinalização de emergência é uma das principais sinalizações de um local, pois ajuda a prevenir e orienta a como agir em uma situação de risco, portanto, para conseguir essa sinalização da forma correta é necessário que o proprietário tente provar o projeto de combate ao incêndio com o Corpo de bombeiros. Outro ponto importante é que os fabricantes se atentem às normas para que seja feita uma fabricação de acordo com as exigências feitas pela normativa.

QUAIS OS PROCEDIMENTOS PARA INSTALAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA?

O primeiro passo é aprovar o projeto de combate ao incêndio com o Corpo de Bombeiros. No projeto deverá constar todos os equipamentos de segurança, para isso, será necessário que um profissional elabore o projeto de acordo com a normativa do órgão podendo ter particularidades para cada região, por isso da importância de um técnico que vai avaliar todas as particularidades ao elaborar o projeto.

Assim que o projeto for finalizado, deverá ser apresentado ao órgão que aprovará ou não. Se aprovado o responsável pela obra irá executar e com isso providenciar as placas de sinalização para cada equipamento e local. Será nesse momento em que o técnico irá avaliar as necessidades de acordo com a norma e estabelecer quais placas são necessárias e como instalar corretamente.

QUAIS AS FUNÇÕES DAS PLACAS?

Além de promover maior segurança ao local estabelecendo limites, indicando equipamentos e locais, são muito úteis para estabelecer algumas regras, como restringir acesso a determinados locais, proibir ações como fumar ou pisar na grama, com isso, é possível estabelecer alguns parâmetros e regras do próprio local, além das sinalizações obrigatórias.

São muito úteis para ajudar na circulação das pessoas em determinado ambiente, ainda mais quando trata-se de locais com grande área de circulação, sendo necessário a instalação de muitas placas para ajudar a localizar alguns ponto específicos como locais, bebedouros, saidas de emergencia, entrada e saida principal, entre outras indicações que são fundamentais para uma circulação mais consciente.

QUAIS OS TIPOS DE PLACAS DE SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA?

São muitos os tipos de placas e quando falamos de segurança, existem muitos aspectos a serem abordados, como segurança em edificações, segurança no trânsito, segurança nas empresas e para todos os ambientes é possível encontrar as placas de sinalização de emergência. Veja abaixo alguns tipos de placas para estabelecimentos:

1- PLACAS DE SEGURANÇA

As placas de sinalização de segurança são responsáveis pela seguridade do local, tendo como função sinalizar equipamentos de incêndio, como hidrantes, extintores, alarmes e rotas e saídas de emergência.

S

ão muito importantes para as vistorias do o Corpo de bombeiros costumam aplicar, pois se não houver a sinalização correta vistoria pode até ser reprovada impedindo a emissão do certificado, conhecido como AVCB (Auto de vistoria do Corpo de bombeiros). Este certificado atesta que edificação atende as normas de segurança contra o incêndio. A seguir, veja os dois segmentos para as placas de sinalização de segurança:

Sinalização Básica

S

ão placas que informar um tipo de equipamento ou uma ação a tomar em um situação de risco. Essa informação é feita de forma clara e simples com uma breve mensagem, é exigido que tenha efeito fotoluminescente para facilitar a visualização.

Sinalização complementar

Trata-se de símbolos e cores acompanhando a mensagem da sinalização básica, é considerada um mensagem mais completa, pois geralmente possui dos três tipo de mensagem: símbolo, mensagem e cor, o que facilita ainda mais a identificação de riscos ou equipamentos.

Além dos dois tipos de sinalização, existem também um outro fator determinante na identificação, que são as cores. Favorece o entendimento da mensagem através da associação que provocam. Veja abaixo quais as principais cores e o que indicam:

Vermelha

Indicam proibição ou risco, na maioria das vezes é encontrada nas cores vermelhas e brancas, são mais comuns para sinalização de equipamentos de incêndio como extintores, quadros elétricos.

Amarela

Sua principal função é alertar ou pode significar alguma advertência. Seu uso é mais comum para indicar obstáculos e promover a limitação de determinada área. Essa cor é muito usada nas faixas para isolamento, cones ou placas com a mensagem de “cuidado”.

Verde

Indicam uma ação ou local, são bem encontradas na indicação de rotas de fuga, saídas de emergência, indicação de escadas. Devido ser uma or escuta é imprescindível qe seja fotoluminescente para ser melhor visualizada em ambientes escuros.

2- Placas de trânsito

As placas de trânsito são fundamentais para a segurança e circulação de toda a cidade, e para isso existe o Código de Trânsito Brasileiro que determinam algumas exigências para o uso e instalação dessas placas.

As placas também são compostas por símbolos, mensagem e cor e na maioria das vezes são setas, local ou quilometragem, cor verde ou vermelha. É de extrema importância que a placas de sinalização de segurança de trânsito estejam espalhadas por toda a cidade, poi auxiliam muito os motoristas na condução o veículo e previnem muitos acidentes. Veja lgun tipos dessas placas:

PLACAS DE REGULAMENTAÇÃO

Tem como objetivo Indicar obrigações, limitações, proibições que são impostas pelo Código de trânsito Brasileiro e quando não cumpridas são considerada como uma infração aos deveres impostos pelo Código. Esse segmento é constituído por placas de sinalização de segurança na cor vermelha e branca e na maioria das vezes com um formato redondo.

PLACAS DE OBRAS

Sua função é informar e sinalizar possíveis obras na região antes mesmo do motorista acessá-las. A sua cor predominante é o laranja acompanhado de símbolos na cor preta e possui um aspecto retangular ou quadrado.

PLACAS DE ADVERTÊNCIA

Indica um alerta ou possíveis perigos nas vias. Possuem formato quadrado na cor amarela e com símbolos na cor preta, podem indicar curvas, cruzamentos, perigo ou qual sentido seguir.

PLACAS DE INDICAÇÃO

Orientam e indicam a qual lugar seguir. São caracterizadas pela cor azul ou verde e na maioria das vezes são composta por símbolos e mensagens como setas, local e quilometragem.

PLACAS EDUCATIVAS

São placas de sinalização de segurança para conduzir o motorista e ao pedestre a um comportamento seguro e adequado com as normas de trânsito. Possuem cor branca com símbolos na cor preta e um formato retangular.

PLACAS TURÍSTICAS

São placas para indicação turística, a fim de apontar atrações, informando também a quilometragem e local para facilitar o acesso. As placas tem or marrom com letras na cor branca.

PLACAS AUXILIARES

São compostas por símbolos e mensagens complementares, informando serviços como hospitais, restaurantes, telefone, entre outros. Possuem a cor azul, e branca com um formato retangular.

3- Placas de sinalização de limpeza

A utilização dessas placas são bem comuns em estabelecimentos, pois servem para indicar que um serviço de limpeza está sendo realizado e com isso limitar o acesso de determinado local. Além disso, pode ser considerada um placa de sinalização de segurança, pois também serve para indicar pisos úmidos, com isso, evitar acidentes.

4- Placas de sinalização em braille

De acordo com o Estatuto de Pessoa com Deficiência e as normas de acessibilidade estabelecidas é obrigatoria que os estabelecimento tenham a inserção da linguagem braille e nas placas de sinalização de segurança e também outros equipamentos e itens, como escadas, elevadores e outros.

Essas placas facilitam muito para que as pessoas com deficiência visual possam se localizar em determinado ambiente, para isso, é preciso que esteja em alto relevo para melhor a sensação e compreensão.

Os critérios de acessibilidade são estabelecidos pela NBR 9050, exige que os equipamentos sejam identificados com as placas de sinalização de segurança. Geralmente é feito por uma placa na cor cinza em formato quadrado e são mais comuns na batente de portas que indicam andar, elevadores, escadas, rampas, entre outros.

QUAIS LOCAIS MAIS INDICADOS PARA AS PLACAS ?

Existem alguns locais que são obrigatória a instalação de placas de sinalização de segurança como os elevadores, hall de entrada e corredores. As saídas de emergência e equipamentos de incêndio também são locais e itens que precisam da sinalização, sendo obrigatório a instalação de acordo com as normas.

Locais que oferecem risco de vida como geradores, quadro elétricos, entre outros é importante que estejam sinalizados. As placas de sinalização de segurança também precisam estar presentes em escadas com indicação de início e fim. Os vidros também precisam ser sinalizados, pois muitas pessoas podem não visualiza-lo e provocar algum acidente.

As placas de trânsito também tem sua importância se fazendo presente também nos estabelecimentos que possuem circulação de carro e não somente nas vias públicas, com isso, promovendo maior segurança também nos locais privados.

O QUE SABER ANTES DE COMPRAR PLACAS DE SINALIZAÇÃO?

É necessário verificar se as placas de sinalização de segurança atendem as exigências da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas), pois existem algumas regras de instalação a serem seguidas.

Antes de aderir é preciso verificar o qual a quantidade e o tipo de placas de sinalização. Após fazer esse levantamento, é necessário verificar se o material é resistente e se possuem o CNPJ do fabricante, além das cores e símbolos corretos.

Precisa também ser fotoluminescente para que seja melhor visualizada quando houver situações de risco em ambientes escuros ou falta de energia elétrica. Existem diversas opções desse material para a compra e também uma variedade de preço, porém é importante antes de comprar verificar se segue os requisitos estabelecidos pela normatização de placas de instalação de segurança.

Muitas empresas fornecem as placas de sinalização de segurança, esse material é facilmente encontrado na internet e no portal do Soluções Industriais em variados preços e com diferentes fornecedores.

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS PLACAS DE SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA?

Existem muitos tipos de placas de sinalização de segurança e cada uma com função fundamental, para a circulação de pessoas e automóveis, cumprimento de obrigações e alertas a situações de risco para prevenção de acidentes. São essenciais para conduzir a ações mais seguras e prevenir acidentes, além de indicar equipamento de segurança para situações de risco.

As placas de sinalização de segurança são uma obrigação de todos as edificações, pois podem ser muito eficientes em diversos aspectos, estando presente em todos os lugares em que circulamos promovendo a organização e segurança de todos.


produtos e serviços relacionados

Regiões onde a Sinalização de Trânsito atende Placas de sinalização de segurança:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Sinalização de Trânsito atende Placas de sinalização de segurança:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe