Placas de sinalização para condominios

Placas de sinalização para condominios Placa de sinalização para condominios Comprar placa de sinalização para condominios
Estas imagens foram obtidas de bancos de imagens públicas e disponível livremente na internet

IMPORTÂNCIA DAS PLACAS DE SINALIZAÇÃO EM CONDOMÍNIOS

As pessoas que se mudam para condomínios residenciais fechados, sejam eles de casas ou de apartamentos, geralmente estão buscando mais liberdade e segurança. Os condomínios oferecem, ainda, que seus condôminos possam aproveitar as áreas de uso comum como piscinas, salões de festas e de jogos, quadras esportivas, entre outros ambientes.

Assim como em qualquer lugar que possui grande circulação de pessoas, nos condomínios também são necessários cuidados e responsabilidades a fim de garantir a boa convivência e segurança de todas as pessoas que ali transitam.

Entre as formas de garantir segurança para os moradores, tem-se:

  • Registro de regras em assembleia
  • Comunicação interna com a utilização de placas de sinalização para condominios
  • Cameras de vigilancia
  • Advertências no caso de desrespeitar alguma regra

PLACAS DE SINALIZAÇÃO EM CONDOMÍNIOS

É de extrema necessidade que condomínios residenciais e de prédios possuam placas de sinalização para compartilhar informações aos seus moradores. As placas de sinalização para condominios promovem melhor organização e comunicação para as pessoas que ali transitam.

Trata-se de uma ótima alternativa para que os condôminos consigam informar-se sobre determinadas atitudes ou, dependendo do caso, sejam lembrados de determinadas informações. São formas baratas, eficientes e fáceis para instruir os indivíduos sobre as localizações, ações e cuidados em diversos tipos de situações.

Assim como estabelecimentos que possuem a circulação constante de pessoas, os condomínios residenciais também devem adotar medidas de sinalização e de segurança para que a vida dos prestadores de serviço, moradores e visitantes estejam asseguradas.

IMPORTÂNCIA DA SINALIZAÇÃO

Os condomínios devem possuir um projeto que seja direcionado para que a sua sinalização seja eficiente, objetiva e clara, pois as placas de sinalização para condominios tratam-se de um verdadeiro projeto de comunicação interna.

O síndico, indivíduo responsável pela gestão do condomínio, deve zelar pela ordem, segurança, disciplina e a limpeza do conjunto residencial que administra e, por isso, deve estar à par do desenvolvimento do projeto de sinalização. É importante que ele tenha conhecimento, mesmo que básico, acerca dos assuntos que envolvem e afetam os moradores.

As placas de sinalização para condominios colaboram na comunicação de regras, informações e também para advertir os moradores sobre perigos existentes.

BENEFÍCIOS

Entre alguns dos benefícios que as placas de sinalização para condominios promovem, estão a segurança, reforçam regras estabelecidas e a otimizam e o cuidam do trânsito interno. Confira o que quer dizer cada um desses benefícios de forma detalhada a seguir:

Segurança

As placas de sinalização para condominios são de extrema importância para a preservação da vida das pessoas que ali moram, visitam ou trabalham. Caso ocorra algum tipo de situação emergencial, as placas de sinalização para condominios irão sinalizar às pessoas que ali estão presentes quais as rotas de fuga existem e quais as saídas de emergência para que evacuem o local com a devida segurança.

As placas de sinalização para condominios também indicam onde estão posicionados os equipamentos de combate de incêndio como extintores e hidrantes. Além disso, protegem os indivíduos que estão na edificação com a indicação dos locais que possam causar algum tipo de risco à vida humana, como lugares que possuam riscos de descargas elétricas, choques e quedas.

Reforçam regras pré estabelecidas

As “sinalizações de proibido fumar” e de “proibido pisar na grama” são dois ótimos exemplos a serem citados neste benefício citado. As placas de sinalização para condominios ajudam a confirmar regras que já foram conversadas entre os moradores, síndicos e outros responsáveis pelo local, fazendo com que a convivência entre os moradores seja mais harmoniosa.

Otimização e cuidado do trânsito interno

Usadas para indicar regras e direcionar motoristas, ciclistas e pedestres, as placas de sinalização de trânsito para condomínios, assim como as placas de trânsito, orientam e cuidam da circulação interna do local, fazendo que sejam diminuídos riscos de acidentes. Alguns exemplos são as placas de limites de velocidade, as que indicam entrada e saída de veículos e as que sinalizam a permissão ou não de estacionar em determinados lugares.

TIPOS DE PLACAS DE SINALIZAÇÃO PARA CONDOMINIOS

Existem muitos tipos de placas que sinalizam as mais variadas coisas. Algumas das placas que podem (e devem) ser encontradas nos condomínios de prédios e de residências são:

Placas de sinalização de segurança

As sinalizações contra incêndio e outras situações de pânico são obrigatórias para que a vida dos moradores, trabalhadores e visitantes sejam preservadas, bem como o prédio em si.

Para que seja considerada apta e segura, as edificações devem obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (também conhecido pela sigla AVCB), que se trata de uma combinação de normas estruturais, organizacionais e técnicas previstas por lei. O Corpo de Bombeiros realiza o monitoramento dos edifícios para que eles cumpram as normas necessárias para que sejam considerados seguros.

A sinalização, bem como a existência de outros equipamentos, deve estar posicionada e aplicada de acordo com as normas pré estabelecidas para que o AVCB seja emitido. Para que as sinalizações sejam implementadas da forma correta, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou a norma brasileira denominada NBR 13434, que regulamenta as características e especificidades que este tipo de sinalização precisa possuir.

A sinalização de segurança possui dois tipos: a parte básica, que se refere à informação da localização dos equipamentos, proibições e alertas; e a parte complementar, que se refere às sinalizações consideradas adicionais, como mensagens escritas, símbolos e faixas.

As placas deste tipo são de extrema importância para assegurar as vidas, pois indicam saídas de emergência, rotas de fuga para serem acessadas no caso de incêndio ou situações de pânico e a localização de equipamentos como extintores, por exemplo.

As placas de sinalização para condominios que têm como função a sinalização de emergência são divididas em determinadas cores que possuem associação à mensagem que deve ser passada. Essa existência de cores diferentes pode colaborar facilitando a compreensão da mensagem de forma mais rápida, dependendo da situação que está acontecendo.

As cores existentes desses tipos de placas de sinalização para condominio são:

Vermelhas, com objetivo de indicar riscos ou proibições. Normalmente são encontradas nas cores vermelha e branca, constituem sinalizações de trânsito, sinalização de equipamentos elétricos e equipamentos de combate a incêndio.

Amarelas, com objetivo de indicar alertas ou advertências. Geralmente são utilizadas na indicação de obstáculos ou locais que apresentem riscos.

Verdes, com função de indicar locais e também orientar determinadas ações como saídas de emergência, escadas e rotas de fuga.

Placas de sinalização de trânsito

Assim como nas avenidas, ruas e estradas públicas, o Código de Trânsito Brasileiro também se aplica dentro dos condomínios. Por isso, é imprescindível que as sinalizações de trânsito sejam implementadas dentro dos locais, além da pintura de faixas e lombadas também ser obrigatória.

As vias que estão no interior dos condomínios enquadram-se como vias locais, ou seja, geralmente possuem velocidade máxima permitida de 30 km/hora.

Como o Código de Trânsito Brasileiro se aplica nestes locais, é importante que os moradores e visitantes tenham consciência de que qualquer atitude que não esteja de acordo com as normas e regras existentes está propensa a ser punida por multas ou penalizações.

Para que a sinalização de trânsito seja implementada no condomínio, é necessário a participação de um especialista na área de tráfego realize e assine o projeto, que deve ser enviado para que o órgão de trânsito local possa aprovar ou, caso exista algum tipo de ajuste ou irregularidade, seja devidamente corrigida.

Algumas das placas geralmente utilizadas, além das que especificam os limites de velocidade, são as que sinalizam permissão de estacionamento, que indicam ruas contramão, sinalização de pare e de informações como área de circulação de bicicletas, pedestres, entre outras.

Quando a sinalização de trânsito está devidamente aplicada, os moradores e todas as outras pessoas que transitam pelo condomínio podem ter mais tranquilidade e sentirem-se mais seguros.

Placas de sinalização de limpeza

Este tipo de placa é utilizada durante a limpeza de ambientes das áreas comuns dos condomínios e estabelecimentos. Geralmente, quando o chão está sendo limpo, o piso fica escorregadio. A utilização de placas que alertem que o chão está úmido e escorregadio é importante para evitar acidentes como quedas e lesões.

As placas dessa categoria podem indicar "piso escorregadio", "limpeza em andamento" ou "piso molhado", este último se refere tanto à água da chuva ou de limpeza. Existe, também, placas que indicam que o banheiro está fechado para limpeza e placas que indicam que a área está sob algum tipo de manutenção.

Placas de sinalização em braille

As placas devem promover a acessibilidade, que é garantida por lei. Quem regulariza e assegura que as edificações e condomínios garantam acessibilidade aos moradores é o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A existência de sinalização em braille e em alto relevo nas placas para pessoas cegas ou àquelas que possuem baixa visão é essencial para que elas possam se localizar mais facilmente.

A norma regulamentadora da acessibilidade, denominada NBR 9050, afirma que plataformas elevatorias e elevadores, por exemplo, devem conter informações em braille e em alto relevo, além de também existir a necessidade de estar indicado, no batente externo da porta, qual o número do andar, caso seja o caso de um condomínio de prédio. Outros elementos que devem possuir sinalização referente ao andar em alto relevo são as rampas e escadas fixas das edificações.

LOCAIS DE APLICAÇÃO DAS PLACAS

Existem lugares comuns em que as placas de sinalização para condomínio podem ser encontradas. São eles:

Elevadores, hall de entrada e corredores

Nestes locais são comuns serem encontradas placas que notificam os moradores, prestadores de serviço ou visitantes sobre novas informações. Também podem ser sinalizadas regras fixas, ou seja, que não podem ser alteradas, e placas que se referem à proibições como fumar ou ingerir bebidas alcoólicas nestes locais.

Garagens, vagas especiais e andares

Caso se trate de um condomínio de apartamentos, placas sinalizando o número de cada andar devem fazer parte do projeto de sinalização.

As placas que indicam as numerações dos apartamentos ou casas nas vagas de garagem promovem o bom convívio dos moradores, que estacionam seus veículos apenas nas vagas que lhes pertencem. Além disso, a existência de vagas especiais e para visitantes também beneficia os moradores, que podem convidar colegas e familiares para reuniões e festas.

Saída de emergência e equipamentos de combate a incêndio

A presença de sinalização de segurança é obrigatória para colaborar em situações de risco. Por isso, sinalizações próximas à equipamentos de combate a incêndio como extintores e mangueiras são necessárias. Além disso, também deve estar sinalizados os locais que possam oferecer algum tipo de risco de vida, como lugares com alta tensão, por exemplo.

Espaços de utilização comum

Locais que podem ser frequentados e utilizados por todos os condôminos costumam ser indicados com placas para que as pessoas se localizem e, além disso, costuma ser frequente o uso de placas informativas sobre a utilização e a permanência nestes ambientes. Quadras esportivas, churrasqueiras, piscinas, academias, salão de festas e salão de jogos são exemplos de espaços de utilização comum nos condomínios.

Vidros e escadas

A utilização de sinalização em vidros de portas e janelas, bem como nas escadas, é uma forma eficiente para que acidentes sejam evitados. A sinalização pode ser feita com placas comuns ou com placas constituídas por materiais reflexivos que, além de assegurar as pessoas que ali transitam, também acabam decorando os locais.

ANTES DE COMPRAR PLACAS DE SINALIZAÇÃO...

O ideal é realizar uma análise e uma listagem para saber, de fato, quais são todas placas de sinalização para condominio necessárias para que o projeto esteja devidamente regulamentado perante as normas existentes.

Existem diversas opções de placas que vão desde preços mais econômicos até preços mais altos. Realizar uma pesquisa de mercado costuma ser indicado para que seja possível realizar uma boa compra. Além disso, o ideal é sempre buscar por produtos que estejam dentro das normas padronizadas pela ABNT, sigla utilizada para Associação Brasileira de Normas Técnicas, órgão responsável por realizar a normalização técnica no país.

Algumas placas que possuem regras específicas em relação à sua fixação. Por isso, o mais indicado é consultar as leis vigentes para que as placas de sinalização para condominio sejam fixadas da forma mais correta e visível possível.


produtos e serviços relacionados

  • Preço placa de sinalização viária

    Preço placa de sinalização viária

    Pelo site os clientes encontram placas de sinalização viária nacionais e importadas, inclusive preço placa de sinalização viária. Alta qualidade com preços acessíveis!A empr...

  • Placas sinalização comercial

    Placas sinalização comercial

    Cada vez mais, as placas sinalização comercial juntamente com os restantes itens de comunicação visual complementam a imagem de marca das empresas. Por isso mesmo as empresas, cada...

  • Placas de sinalização personalizada saída

    Placas de sinalização personalizada saída

    A comunicação visual e uma ótima sinalização de um local transmitem informações que atingem as pessoas que estão nele de forma eficiente e rápida, já que o uso de placas de sinalização pers...

Regiões onde a Sinalização de Trânsito atende Placas de sinalização para condominios:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Sinalização de Trânsito atende Placas de sinalização para condominios:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe